Enade das Licenciaturas: conheça a portaria que institui uma nova versão da avaliação

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aplicado desde 2004, é uma importante ferramenta de avaliação do rendimento dos alunos de graduação. Organizado pelo Governo Federal, por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o Enade também é uma importante fonte de dados para avaliar a qualidade da educação nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil. Aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Ensinos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame é realizado por estudantes do primeiro e do último ano de graduação, com o objetivo de avaliar seu desempenho.
Obrigatório no contexto das IES, o Enade avalia o rendimento dos graduandos em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, ao desenvolvimento em competências e habilidades necessárias para o aprofundamento da sua formação geral e profissional, assim como ao nível de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial.
A avaliação do Enade é composta por uma prova teórica objetiva, contendo 40 questões de múltipla escolha, redação, questionário online sobre o curso e a instituição de ensino.
A nota geral do curso é calculada com base no desempenho dos alunos, em comparação com o de todos os cursos brasileiros. A nota individual do aluno pode ser acessada somente por ele no site do Enade, após a divulgação oficial.
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Enade das Licenciaturas: entenda os impactos da Portaria nº 610/2024
Em julho deste ano, por meio da Portaria nº 610/2024, o Ministério da Educação (MEC) instituiu uma nova versão do Exame, específica para os cursos de licenciatura: o Enade das Licenciaturas. Com essa medida, o Ministério oficializou a reformulação da avaliação dos cursos de formação de professores no Brasil. A partir de agora, o exame passará a avaliar as competências práticas dos futuros docentes, e não mais concentrar-se apenas no conhecimento teórico das disciplinas.
A implantação do Enade das Licenciatura demonstra a preocupação do MEC com a qualidade da formação docente no Brasil. O foco do Ministério é preparar educadores não apenas no aspecto técnico, mas também no profissional, tornando-os capazes de enfrentar os desafios contemporâneos da educação.
Estima-se que, em 2024, mais de 370 mil alunos de todas as regiões do Brasil participem do Enade.
Enade das Licenciaturas: cursos avaliados
A edição de 2024 do Enade das Licenciaturas será aplicada para avaliar cursos de 17 diferentes áreas do conhecimento:
- Artes visuais
- Ciências biológicas
- Ciências sociais
- Computação
- Educação física
- Filosofia
- Física
- Geografia
- História
- Letras (inglês)
- Letras (português)
- Letras (português e espanhol)
- Letras (português e inglês)
- Matemática
- Música
- Pedagogia
- Química
Ciclo de avaliações
Para implementar as mudanças necessárias, o MEC reorganizou o ciclo trienal do Enade, definido anteriormente pela Portaria nº 840/2018, e indicou quais áreas serão avaliadas em cada ano.
Em 2024, a avaliação será exclusiva para os cursos de licenciatura. A partir de 2025, o ciclo seguirá uma nova ordem, que considera as áreas gerais da Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica (Cine Brasil). O ciclo de avaliações está estruturado da seguinte forma:
- Ano I: Educação; artes e humanidades; ciências sociais; jornalismo e informação; negócios, administração e direito.
- Ano II: Educação; ciências naturais, matemática e estatística; computação e tecnologias da informação e comunicação; engenharia, produção e construção.
- Ano III: Educação; agricultura, silvicultura, pesca e veterinária; saúde e bem-estar; serviços.
Prática docente em evidência
Como já foi visto, o Enade das Licenciaturas foca mais na prática pedagógica. Assim, as provas terão avaliações das competências e habilidades desenvolvidas pelos estudantes durante os estágios supervisionados obrigatórios, além de incluir um componente de Formação Geral Docente, comum a todas as licenciaturas. Esse componente contará com 27 questões de múltipla escolha, abordando temas essenciais à prática pedagógica e à realidade cultural brasileira.
Além disso, cada curso contará com um componente específico, composto por 37 questões, sendo uma discursiva. A reforma das matrizes de referência, já divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estrutura essa nova abordagem. O objetivo é alcançar uma avaliação mais holística e contextualizada dos futuros professores.
Sua Instituição de Ensino Superior está preparada para o ”Novo” Enade?
Em qualquer contexto, sempre que há mudanças, é essencial avaliar se o que temos se adequa à nova realidade. Com a implantação do Enade das Licenciaturas, é imprescindível que as instituições de ensino superior verifiquem se estão preparadas para o “novo” Enade e o que precisa ser feito ou melhorado para que ele apresente o resultado esperado, ou seja, tenha um bom desempenho.
Entre as definições estabelecidas pelo MEC está a necessidade de que os cursos de formação para professores sejam oferecidos com 50% da sua carga horária presencial.
A instituição que busca um resultado satisfatório deve lembrar, ainda, que as licenciaturas precisam alinhar suas disciplinas ao perfil do docente que o MEC deseja formar, ou seja, um profissional capaz de aplicar o conhecimento teórico em situações reais de sala de aula.
Isso exige uma integração curricular que priorize experiências práticas ao longo do curso, proporcionando aos estudantes um contato mais constante com o ambiente escolar e melhores oportunidades de aplicar o que aprendem.
Outra demanda que merece atenção nesse cenário é o uso de tecnologias educacionais. Ferramentas digitais podem ser grandes aliadas na integração curricular e na capacitação docente, pois oferecem importantes recursos que tornam o aprendizado mais dinâmico e acessível.
Algumas tecnologias, como plataformas de ensino, aplicativos de gestão de sala de aula e métodos de avaliação online, também são muito bem-vindas no dia a dia da instituição. Elas facilitam tanto a prática pedagógica quanto a preparação para o Enade.
A possibilidade de customizar conteúdos e utilizar um portfólio diversificado, que inclui experiências imersivas e conteúdos audiovisuais, permite oferecer aos alunos uma experiência mais alinhada às suas vivências profissionais.
Com a chegada do Enade das Licenciaturas, é possível utilizar os dados coletados para elevar a qualidade dos cursos oferecidos. No entanto, é necessário que as instituições estejam preparadas para interpretar esses dados de forma crítica e implementem os ajustes necessários para aprimorar a formação dos futuros docentes.
O novo formato do Enade 2024 exige uma resposta rápida. Estar preparado para o exame não é apenas uma questão de cumprir exigências, mas de garantir que os futuros professores estejam realmente prontos para os desafios da sala de aula. Assim, as instituições que se dedicarem a isso certamente terão melhores resultados e poderão desempenhar um papel de destaque no cenário educacional do Brasil.
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Soluções para embasar a tomada de decisões estratégicas em ciência, tecnologia e inovação para as IES e ICTIs
Módulo Pesquisa: Solução para apoiar a gestão estratégica nas Instituições de Ensino Superior, integrando diversas fontes de informação nacionais e internacionais em CT&I, possibilitando que o gestor responda de forma ágil e assertiva a questões sobre a produção intelectual, projetos de P&D, perfil e expertises dos docentes, discentes e grupos de pesquisa da instituição, bem com sobre sua infraestrutura laboratorial.
Módulo Pós-Graduação: Solução para avaliar e acompanhar a performance dos PPGs da Instituições de Ensino Superior no decorrer das quadrienais, baseado em critérios utilizados pelas áreas de avaliação da Capes. A partir dos dados da Plataforma Sucupira, possibilita que o gestor realize benchmarkings entre os PPGs da IES e seus programas pares e identifique os docentes que estão acima/abaixo da média em cada indicador monitorado.
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