Benchmarking de Programas de Pós-Graduação: saiba o que é e como utilizá-lo para melhorar seus indicadores
Melhore seu PPG por meio de um processo estruturado de benchmarking entre programas de pós-graduação. Saiba como comparar e elevar seu desempenho acadêmico.
A busca pela excelência é uma constante na comunidade acadêmica, e aprimorar os programas de pós-graduação é uma missão crucial para coordenadores e gestores de instituições de ensino superior, não somente para destaque da instituição e eficiência de seus PPGs, mas também para garantir o preparo de todo corpo docente e o aprendizado dos alunos.
Nesse contexto, o benchmarking de programas de pós-graduação se apresenta como uma ferramenta valiosa para a análise comparativa de uma série de indicadores de desempenho.
Ao longo do presente artigo, vamos explorar o que é benchmarking, como utilizá-lo para aprimorar seus programas de pós-graduação e, no final, apresentaremos uma ferramenta exclusiva para essa rotina de análise.
Boa leitura!
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O que é Benchmarking e como utilizá-lo para comparar Programas de Pós-Graduação?
Benchmark é um termo inglês que significa “ponto de referência”. Em gestão, é uma metodologia que consiste na comparação de um processo ou atividade com um padrão de excelência, com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria.
O benchmarking pode ser aplicado a diversos contextos, como a avaliação de produtos, serviços, processos e organizações. No caso de Programas de Pós-Graduação, o benchmarking pode ser utilizado para comparar o desempenho de um PPG com o de outros PPGs, ou com um padrão de excelência definido pela instituição.
Para que seja realizado de forma eficaz, é importante que o benchmarking de programas de pós-graduação seja baseado em indicadores confiáveis e relevantes.
No caso de PPGs, os indicadores podem ser divididos em dois grupos:
Indicadores quantitativos: são aqueles que podem ser mensurados de forma objetiva, como número de alunos matriculados, número de artigos publicados, número de patentes depositadas, etc.
Indicadores qualitativos: são aqueles que não podem ser mensurados de forma objetiva, como qualidade do ensino, impacto da produção científica na sociedade, etc.
Para comparar PPGs, é importante utilizar indicadores que sejam relevantes no contexto em que eles estão inseridos. No caso do Brasil, a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) utiliza um conjunto de indicadores para avaliar os PPGs.
Para a avaliação CAPES da Quadrienal 2021-2024 esses indicadores serão divididos em quatro dimensões:
- Avaliação Multidimensional da Capes na Quadrienal 2021-2024
- Ensino e aprendizagem: avalia a qualidade do ensino oferecido;
- Internacionalização: avalia a participação de alunos, professores e pesquisadores em atividades internacionais;
- Produção de conhecimento: avalia a produção científica e tecnológica;
- Inovação e transferência de conhecimento: avalia a capacidade de transferir o conhecimento produzido para a sociedade.
Por que realizar o Benchmarking de Programas de Pós-Graduação é algo tão importante?
Realizar o benchmarking de programas de pós-graduação é crucial por diversas razões:
- Melhoria Contínua: o benchmarking permite identificar áreas em que seu programa está aquém da média e, assim, possibilita a implementação de melhorias contínuas;
- Busca das melhores práticas: busque exemplos do que dá certo em outros programas, encontre informações sobre o que fazem e melhore o desempenho do seu PPG;
- Tomada de Decisão Embasada em Dados: fornece dados concretos para embasar decisões estratégicas em relação ao direcionamento do programa;
- Identificar oportunidades de melhoria: o benchmarking permite identificar áreas em que pode melhorar seu desempenho, de forma comparativa aos demais programas de pós-graduação do mesmo segmento;
- Definir metas e objetivos: o benchmarking pode auxiliar na definição de metas e objetivos, como o alcance do mesmo conceito de um programa de pós-graduação de referência, por exemplo; e
- Acompanhar o desempenho do PPG: o benchmarking pode ser utilizado para avaliar o desempenho do PPG ao longo do tempo, de forma comparativa aos programas de pós-graduação de referência.
Como fazer a análise de Benchmarking do seu Programa de Pós-Graduação?
A avaliação de um programa de pós-graduação é uma tarefa complexa, e para aprimorar sua qualidade e elevar seu conceito, é essencial realizar uma análise de benchmarking.
Nesse contexto, é importante considerar diversos aspectos, especialmente os indicadores quantitativos, que desempenham um papel crucial na avaliação da CAPES. A seguir, apresentamos um guia prático para conduzir essa análise de forma eficaz:
1. Indicadores Quantitativos: Comece analisando os indicadores quantitativos do seu programa. A CAPES utiliza esses dados para comparar programas similares. Avalie seu desempenho em relação a esses indicadores e identifique áreas que precisam de melhorias.
2. Comparação com a Média: Uma abordagem inicial é comparar seu programa com a média dos demais programas de pós-graduação na mesma área. Isso ajuda a identificar se o desempenho está abaixo ou acima da média.
3. Referências na Área: Além da média, considere também analisar seu programa em comparação com um programa específico que seja reconhecido como referência na área. Essa análise comparativa é como um gerador de insights poderosos para destacar seu PPG.
4. Análise de Riscos e Limites Inferiores: É importante também considerar os riscos associados à comparação com outros programas. Identifique os limites inferiores, ou seja, os indicadores que não podem ser ultrapassados negativamente. Isso ajudará a evitar ameaças relativas à avaliação quadrienal da CAPES.
5. Metas de Excelência: Se durante a autoavaliação do programa você definir metas para se tornar o melhor em determinados critérios, monitore constantemente esses indicadores em relação aos demais programas da área no Brasil. Isso permitirá que você acompanhe seu progresso em direção à excelência.
6. Utilização de Soluções/Sistemas: Lembre-se de que a CAPES utiliza milhares de indicadores nas 49 áreas de avaliação. O acompanhamento manual desses indicadores ao longo de uma quadrienal é praticamente impossível e altamente ineficiente. Portanto, é recomendável a utilização de uma solução ou sistema especializado que possa realizar essa tarefa de forma rápida e precisa.
Em resumo, a análise de benchmarking para programas de pós-graduação é um processo multifacetado e crucial para o aprimoramento constante do seu PPG. Ao utilizar indicadores quantitativos, comparações com a média, referências na área, gestão de riscos e sistemas especializados, você estará em uma posição de vantagem para elevar a qualidade do seu programa e alcançar os objetivos de excelência acadêmica definidos no planejamento estratégico do PPG.
Quais indicadores devem ser analisados no Benchmarking de Programas de Pós-Graduação?
Para realizar um benchmarking de forma eficaz, é essencial considerar os critérios das avaliações CAPES aplicadas nas quadrienais dos anos anteriores. Na StelaTek, após uma análise criteriosa das fichas de avaliação das 49 áreas, bem como dos últimos dois quadriênios do sistema de avaliação Sucupira, identificamos mais de 500 indicadores relevantes, os quais foram agrupados no Módulo de Pós-Graduação da Plataforma Stela Experta© em diversas categorias, como Produção, Orientação, Discentes, Docentes e Turmas e Disciplinas.
Os indicadores de produção foram subdivididos por tipo de produção bibliográfica e técnica, com especial destaque para artigos em periódicos. Esses artigos podem ser avaliados por meio de médias ponderadas conforme a classificação Qualis (sendo que cada área possui sua própria fórmula de cálculo) ou pelo número absoluto de Artigos Qualis A, A1 e A2, independentemente de possuírem estrato ou não. É possível analisar esses indicadores de produção utilizando médias por Docente Permanente, considerando ou não a redundância, bem como levando em conta a participação de discentes e egressos. Além disso, há a opção de verificar totais de itens produzidos.
Outra análise relevante envolve o percentual de Docentes Permanentes que produzem em colaboração com discentes e egressos, bem como a proporção de discentes e egressos que contribuem para alguma produção do PPG. Além dos indicadores mencionados, existem outros que permitem avaliar o percentual de docentes permanentes que orientam e ministram disciplinas, com a possibilidade de separar a orientação por nível e considerar apenas aqueles que possuem titulação.
Para o grupo de discentes, é possível obter informações como a média, mediana e desvio padrão do tempo de titulação, enquanto para os docentes, é verificada a exclusividade como docente ou docente permanente.
Esses exemplos são apenas uma amostra dos diversos indicadores disponíveis no Módulo de Pós-Graduação da Stela Experta©, e em breve serão incorporados outros para uma análise ainda mais abrangente e precisa.
Stela Experta© – Módulo Pós-Graduação: Uma Ferramenta Abrangente para Benchmarking de Programas de Pós-Graduação
Fazer benchmarking manualmente entre mais de 500 indicadores em 50 áreas de avaliação ao longo de uma quadrienal é uma tarefa praticamente impossível. Por esta razão, recomendamos o uso de uma solução eficaz, como o Módulo de Pós-Graduação da Stela Experta©.
A Plataforma Stela Experta©, em seu Módulo de Pós-Graduação, é uma ferramenta exclusivamente desenvolvida para programas de pós-graduação implementarem a gestão estratégica dos seus recursos. Confira algumas vantagens:
- Base de Dados Abrangente: Uma ampla base de dados com indicadores de diversos programas de pós-graduação, extraídos de forma automatizada de fontes oficiais, como Sucupira, Qualis Periódicos e Currículo Lattes;
- Comparação com a Média e Programas de Referência: Possibilidade de análise comparativa com a média e/ou com programas específicos de referência; e
- Análise SWOT: Ajuda na implementação de um planejamento estratégico do PPG, identificando pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.
Elevar o conceito do seu Programa de Pós-Graduação é algo que demanda pensamento estratégico. Com o Módulo de Pós-Graduação da Stela Experta©, você tem as ferramentas necessárias para fazer o levantamento de todos os indicadores necessários de forma precisa e automatizada, podendo utilizar o tempo que era utilizado na coleta de dados para fazer análises mais aprofundadas e, assim, fazer a gestão estratégica do seu PPG e alcançar excelência acadêmica.
Em suma, o benchmarking de programas de pós-graduação é uma estratégia essencial para coordenadores que desejam aprimorar seus programas. Ao utilizar ferramentas modernas como Stela Experta©, é possível tomar decisões embasadas em dados e impulsionar a excelência acadêmica, além de automatizar e agilizar as rotinas de avaliação.
Comece a estruturar o processo de benchmarking do seu PPG hoje mesmo e coloque seu programa de pós-graduação no caminho da melhoria contínua.
💻 Plataforma Stela Experta©
Soluções para embasar a tomada de decisões estratégicas em ciência, tecnologia e inovação para as IES e ICTIs
Módulo Pesquisa: Solução para apoiar a gestão estratégica nas Instituições de Ensino Superior, integrando diversas fontes de informação nacionais e internacionais em CT&I, possibilitando que o gestor responda de forma ágil e assertiva a questões sobre a produção intelectual, projetos de P&D, perfil e expertises dos docentes, discentes e grupos de pesquisa da instituição, bem com sobre sua infraestrutura laboratorial.
Módulo Pós-Graduação: Solução para avaliar e acompanhar a performance dos PPGs da Instituições de Ensino Superior no decorrer das quadrienais, baseado em critérios utilizados pelas áreas de avaliação da Capes. A partir dos dados da Plataforma Sucupira, possibilita que o gestor realize benchmarkings entre os PPGs da IES e seus programas pares e identifique os docentes que estão acima/abaixo da média em cada indicador monitorado.