Data-Driven Education: a gestão educacional baseada em dados e indicadores
Transforme sua instituição com a educação orientada por dados. A Data-Driven Education impulsiona resultados com indicadores e plataformas especializadas.
Na era da informação, a educação está passando por uma revolução silenciosa impulsionada pela utilização estratégica de dados. A abordagem conhecida como “Data-Driven Education” está transformando a maneira como instituições educacionais gerenciam seus recursos, personalizam o ensino e moldam o futuro dos alunos.
A Data-Driven Education, contempla toda a importância dos dados na gestão educacional e os transforma em informações que servem como uma bússola nas decisões fundamentais para o aprimoramento contínuo do ensino.
Além disso, a análise inteligente de informações utilizadas na gestão educacional otimiza o desempenho institucional por meio de um ambiente educacional mais adaptável, centrado no aluno e preparado para os desafios do mundo pós transformação digital.
Continue a leitura e entenda integralmente o que é Data-Driven Education, e como ela é promissora para toda a educação e às IES que a utilizam.
Conteúdo deste Post
O que é Data-Driven Education?
A Data-Driven Education é uma abordagem educacional que usa dados para melhorar o aprendizado. Isso envolve a coleta, a análise e o uso de dados para entender o que os alunos sabem, como eles aprendem e quais são seus pontos fortes e fracos. Os dados podem ser coletados de fontes variadas, incluindo avaliações, registros escolares, registros de presença e os que têm origem na tecnologia educacional.
Na prática, a Data-Driven Education pode ser usada para melhorar a educação em várias frentes. Por exemplo:
Personalização do aprendizado
Os dados podem ser usados para identificar as necessidades de aprendizagem individuais dos discentes e fornecer a eles experiências formativas personalizadas. Isso pode fornecer aos alunos, conteúdos e atividades que sejam adequados para seu nível de conhecimento e feedbacks específicos e oportunos, além de criar planos de aprendizado individualizados.
Avaliação do progresso
Os dados podem ser usados para acompanhar o progresso de aprendizagem dos discentes e identificar áreas onde eles precisam de mais apoio. Isso pode ajudar os professores a adaptar seus métodos de ensino e garantir que os alunos estejam praticando as áreas do conhecimento que mais demandam aprimoramento.
Melhoria de eficiência
Os dados podem ser usados para identificar áreas onde os recursos educacionais podem ser usados de forma mais eficiente. Isso pode ajudar a reduzir custos e melhorar a qualidade da educação.
Observe três grandes exemplos de como a educação baseada em dados está sendo usada na prática:
- O Distrito Escolar de Chicago está usando dados para rastrear o progresso dos alunos em matemática e leitura. Isso está ajudando a identificar alunos que estão em risco de reprovação, ou até mesmo evasão, e fornecer-lhes apoio adicional.
- A Universidade de Harvard está usando dados para personalizar o aprendizado para seus alunos. Isso inclui fornecer aos alunos conteúdos e atividades que sejam adequados para seu nível de conhecimento e entregar feedbacks específicos e oportunos.
- A Khan Academy está usando dados para melhorar seus cursos online. Isso inclui acompanhar o progresso dos alunos, identificar áreas onde os alunos estão tendo dificuldade e fornecer feedback aos professores.
Vantagens do uso de Data-Driven Education
Como sabemos, a Data-Driven Education é uma abordagem educacional baseada em indicadores de desempenho, que usa dados para melhorar o aprendizado. Certamente, ter à disposição informações exatas sobre um panorama global da IES pode resultar em uma série de vantagens estratégicas.
Abaixo, destacamos as mais notáveis dentre tantas outras:
Eliminação da tomada de decisão baseada em “achismo”
A educação tradicional, muitas vezes, é baseada em achismo e intuição. Os educadores tomam decisões sobre o que ensinar, como ensinar e como avaliar os discentes com base em suas próprias experiências e percepções. Isso pode levar a decisões que não são baseadas em evidências e que não são eficazes para todos os alunos.
A educação baseada em dados pode ajudar a eliminar a tomada de decisão baseada em achismo, fornecendo dados concretos que podem ser usados para apoiar as decisões educacionais. Os dados podem ser usados para identificar quais métodos de ensino são mais eficazes para diferentes grupos de alunos, ou para identificar quais discentes estão em risco de reprovação e, até mesmo, evasão.
Melhor capacidade de previsão e planejamento
Os dados podem ser utilizados para identificar tendências e padrões que podem ser usados para prever o desempenho futuro dos discentes, ou para identificar áreas que precisam de atenção, com o intuito de mitigar riscos relacionados ao mau desempenho educacional.
Com essas informações, os educadores podem oferecer apoio adicional a esses alunos para ajudá-los antes mesmo do rendimento cair consideravelmente, e para reajustar as estratégias que estão sendo utilizadas. Um bom exemplo é o uso de dados para identificar quais áreas do currículo são mais desafiadoras para os discentes, ou quais instituições de ensino superior estão tendo mais sucesso em ensinar determinados conteúdos.
Avaliação realista do desempenho institucional
Os dados podem ser usados para comparar o desempenho dos discentes de uma IES com o desempenho de outras instituições de ensino. Isso pode ajudar a identificar áreas onde o desempenho precisa ser melhorado e a tomar medidas para melhorar a performance geral do sistema educacional.
Eficiência administrativa
Com dados qualificados é possível identificar áreas onde os recursos educacionais podem ser usados de forma mais eficiente. Isso pode ajudar a reduzir custos e melhorar a qualidade da educação.
Engajamento dos alunos
Os dados coletados na abordagem Data-Driven podem ser usados para identificar quais atividades e estratégias de ensino são mais eficazes para manter os alunos envolvidos.
Dessa forma, os dados podem ser usados para identificar quais alunos estão perdendo aulas, ou quais estão tendo dificuldade em acompanhar o conteúdo. Com essa informação, os educadores podem tomar medidas para aumentar o engajamento desses alunos.
Avaliação de programa e políticas educacionais
A qualidade e quantidade de dados utilizados na Data-Driven Education, permite que o impacto de novos programas ou políticas seja medido com exatidão. Assim, é possível identificar áreas onde os programas ou políticas precisam ser melhorados.
Prevenção da evasão
Os dados podem ser usados para identificar discentes que estão em risco de abandonar a IES e fornecer-lhes apoio adicional para ajudá-los a permanecer no curso.
Logo, podem ser usados para identificar quais alunos estão faltando aulas com frequência e quais alunos estão tendo dificuldade com os custos envolvidos no curso. Com essa informação, os educadores podem tomar medidas para ajudar esses alunos a continuar estudando.
Como implementar uma abordagem baseada em dados na minha IES?
Implementar uma abordagem baseada em dados em uma IES exige comprometimento da liderança, avaliação de recursos tecnológicos, formação e capacitação, além da definição de objetivos e métricas claras.
Coletas de dados, políticas de privacidade, implementação gradual e colaboração entre departamentos são passos fundamentais. Além disso, a comunicação transparente, o feedback contínuo, os ajustes e as avaliações de impactos são aspectos-chave para o sucesso dessa abordagem.
Ao buscar uma abordagem baseada em dados, as plataformas Stela Experta© e Stela Experta©-PG oferecem soluções especializadas para instituições educacionais.
A Stela Experta© abrange amplamente informações acadêmicas, desde a produção científica até a infraestrutura laboratorial, promovendo uma gestão educacional eficiente. Enquanto isso, a Stela Experta©-PG concentra-se na avaliação de Programas de Pós-Graduação, facilitando o benchmarking e o acompanhamento dos indicadores estratégicos de desempenho.
Ambas as plataformas, ao reduzirem a necessidade de investimentos significativos em pessoal, alinham-se à busca por uma gestão baseada em dados, permitindo que as IES tomem decisões informadas e impulsionem a excelência acadêmica.
Faça um teste gratuito e conheça as funcionalidades da Stela Experta© e Stela Experta©-PG.
💻 Plataforma Stela Experta©
Soluções para embasar a tomada de decisões estratégicas em ciência, tecnologia e inovação para as IES e ICTIs
Módulo Pesquisa: Solução para apoiar a gestão estratégica nas Instituições de Ensino Superior, integrando diversas fontes de informação nacionais e internacionais em CT&I, possibilitando que o gestor responda de forma ágil e assertiva a questões sobre a produção intelectual, projetos de P&D, perfil e expertises dos docentes, discentes e grupos de pesquisa da instituição, bem com sobre sua infraestrutura laboratorial.
Módulo Pós-Graduação: Solução para avaliar e acompanhar a performance dos PPGs da Instituições de Ensino Superior no decorrer das quadrienais, baseado em critérios utilizados pelas áreas de avaliação da Capes. A partir dos dados da Plataforma Sucupira, possibilita que o gestor realize benchmarkings entre os PPGs da IES e seus programas pares e identifique os docentes que estão acima/abaixo da média em cada indicador monitorado.
Confira também:
➜ Pesquisa Científica e sua importância na comunidade acadêmica
➜ Evasão no ensino superior: conheça as causas e medidas preventivas
➜ Avaliação dos docentes da IES: entenda a importância e como fazer
➜ Quais são as competências necessárias para ser Coordenador de Programa de Pós-Graduação?