Métricas para avaliação de artigos publicados em periódicos: uma discussão no âmbito da pós-graduação brasileira
Conheça as principais métricas utilizadas para a avaliação de artigos publicados em periódicos e de que forma essa análise contribui para o desenvolvimento da ciência e pesquisa no Brasil.
A importância da produção científica na pós-graduação vai além do simples registro de descobertas e resultados. Ela é um reflexo do comprometimento e da capacidade dos pesquisadores em contribuir para o avanço do conhecimento em suas respectivas áreas de atuação. A qualidade e o impacto dos artigos publicados também são frequentemente utilizados como indicadores de excelência acadêmica e competitividade institucional, aumentando ainda mais sua relevância.
Nesse sentido, o resultado do uso de métricas para a avaliação de artigos publicados em periódicos se torna essencial para a definição de políticas de fomento à pesquisa, na alocação de recursos e na tomada de decisões estratégicas por parte das instituições de ensino e pesquisa.
Por meio da análise criteriosa desses indicadores é possível identificar áreas de excelência, avaliar o desempenho dos pesquisadores e dos programas de pós-graduação e, sobretudo, orientar o desenvolvimento de políticas e programas de incentivo à pesquisa científica.
Neste artigo você vai conhecer as principais métricas qualitativas utilizadas para monitorar e avaliar artigos e publicações científicas, e como cada uma delas atua para determinar o impacto da produção científica brasileira.
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Métricas para avaliação de artigos publicados em periódicos
A avaliação de artigos científicos é uma prática essencial no meio acadêmico, especialmente no contexto da pós-graduação stricto sensu, em que a produção científica cumpre um papel primordial. No entanto, a avaliação de artigos publicados em periódicos vai além de simplesmente contar o número de citações ou calcular o fator de impacto. Ela também envolve a análise qualitativa da qualidade, originalidade e relevância das pesquisas publicadas.
Nesse processo, as métricas de avaliação desempenham um papel fundamental, oferecendo uma abordagem mais abrangente e aprofundada para avaliar a contribuição científica de um artigo. Essas métricas consideram aspectos como a originalidade do estudo, a solidez metodológica, a relevância para a comunidade acadêmica e a contribuição para o avanço do conhecimento em uma determinada área.
Dentre as principais métricas para avaliação de artigos publicados em periódicos existem as quantitativas, que se concentram principalmente em números e estatísticas; e as qualitativas, que levam em consideração a qualidade intrínseca do trabalho científico, incluindo a análise da clareza e coesão do texto, a validade dos argumentos apresentados, a interpretação dos resultados e a contribuição para o debate acadêmico.
Contudo, é importante ressaltar que as métricas qualitativas não são aplicadas de forma padronizada ou automatizada, como acontece com algumas métricas quantitativas. Em vez disso, elas exigem uma avaliação crítica por parte dos avaliadores, que devem analisar cuidadosamente cada aspecto do artigo para determinar sua qualidade e relevância.
Vejamos a seguir as principais métricas utilizadas para avaliação de artigos publicados em periódicos.
Bibliometria
A bibliometria é uma área da ciência da informação que utiliza métodos estatísticos e matemáticos para analisar e quantificar a produção científica e acadêmica. Ela é essencial para avaliar a qualidade e o impacto dos periódicos científicos, assim como, das pesquisas neles publicadas. Nesse contexto, as métricas bibliométricas fornecem informações sobre a visibilidade, a influência e a reputação dos periódicos.
Entre as principais métricas bibliométricas utilizadas na avaliação de artigos publicados em periódicos, podemos destacar as seguintes:
Qualis Periódicos
O Qualis Periódicos é um sistema brasileiro de avaliação de periódicos mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Ele relaciona e classifica os veículos utilizados para a divulgação da produção intelectual dos programas de pós-graduação, tanto quanto ao âmbito da circulação (local, nacional ou internacional), como também ao âmbito da qualidade (A, B, C), por área de avaliação. O Qualis é uma ferramenta importante para a seleção de periódicos para publicação e para a avaliação da produção científica.
SCImago Journal Rank (SJR)
O SCImago Journal Rank (SJR) é um indicador que mede o impacto das citações nas publicações incluídas na base Scopus. Ele leva em consideração o campo científico específico e compara as citações por publicação com o potencial de citação desse campo. O SJR é uma métrica sofisticada que considera as diferenças específicas de práticas de citação em cada área de pesquisa.
Journal Citation Reports (JCR)
O Journal Citation Reports (JCR) é uma fonte abrangente de dados e análises sobre o desempenho e o impacto de milhares de periódicos acadêmicos em várias disciplinas. Ele fornece métricas como o Fator de Impacto do Jornal, quartil e percentil, além do total de citações do ESI (Essential Science Indicators), com a intenção de ajudar pesquisadores, editores, bibliotecários e financiadores a avaliar e comparar periódicos.
Source Normalized Impact per Paper (SNIP)
O Source Normalized Impact per Paper (SNIP) é uma métrica que leva em consideração as diferenças específicas de práticas de citação em cada campo científico. Ele compara as citações por publicação com o potencial de citação desse campo. O SNIP é útil para avaliar o impacto de periódicos em contextos específicos.
Índice H (Scopus)
O índice h, ou h-index, é uma métrica para quantificar a produtividade e o impacto de artigos científicos publicados individualmente ou em grupos, baseando-se na quantidade de citações que cada publicação recebe.
Por exemplo, um h-index de 15 indica que, no conjunto de dados, 15 artigos foram citados pelo menos 15 vezes cada um. Num segundo exemplo, o autor tem cinco artigos científicos com 15, 9, 8, 7 e 2 citações respectivamente, então o seu h-index é igual a 4. Isso ocorre porque, dentre as publicações desse autor, quatro delas possuem 4 ou mais citações.
Dessa forma, o h-index reflete a influência e a relevância dos pesquisadores e suas publicações na comunidade científica.
Fator de Impacto (JIF)
O Fator de Impacto (JIF) é uma métrica amplamente utilizada para avaliar a importância de um periódico científico. Ele representa a média do número de vezes que os artigos de um periódico foram citados em um determinado período de tempo, sendo calculado com base nas citações recebidas pelos artigos publicados nos últimos dois anos. O JIF é uma medida funcional da taxa média de citação por item citável, e é amplamente utilizado para selecionar periódicos para publicação e avaliar a produção científica.
EigenFactor
O EigenFactor é outro índice que mede a importância dos periódicos científicos. Desenvolvido por Jevin West e Carl Bergstrom na Universidade de Washington, o EigenFactor considera o número de citações recebidas por um periódico, com maior peso para as citações de periódicos bem classificados. Ele reflete como um pesquisador médio acessa o conteúdo desse periódico. O EigenFactor é considerado mais robusto do que o Fator de Impacto, pois leva em conta a origem das citações e a significância dessas citações.
Scielo Analytics
O Scielo Analytics é uma ferramenta poderosa para visualização da rede SciELO. Por meio de várias visualizações é possível navegar e interagir com dados, analisando a distribuição de documentos, revistas ou relações de autoria nesta biblioteca científica. Ele oferece ideias e informações sobre a produção científica e a relevância dos periódicos indexados no SciELO.
Cientometria
A cientometria se dedica ao estudo quantitativo da ciência e da produção científica. Ela utiliza métodos estatísticos e computacionais para analisar e medir diferentes aspectos da atividade científica, incluindo:
- Produção de documentos científicos;
- Colaboração entre pesquisadores;
- Disseminação do conhecimento;
- Impacto da pesquisa.
A cientometria é amplamente aplicada na avaliação de artigos publicados em periódicos e na atividade científica de instituições, países e áreas específicas do conhecimento, proporcionando uma visão e compreensão sobre tendências, padrões de colaboração e produtividade científica.
Entre os principais objetivos da cientometria estão: a identificação de áreas de pesquisa emergentes, a avaliação da influência e a visibilidade de pesquisadores e instituições, além do monitoramento do progresso científico ao longo do tempo.
Informetria
A informetria é uma área da ciência da informação que se concentra na análise de informações e dados gerados em contextos acadêmicos, científicos e tecnológicos. Ela abrange métodos estatísticos e computacionais para avaliar a produção, disseminação e uso da informação em diferentes formatos, como artigos científicos, livros, patentes e outros tipos de documentos.
A informetria é amplamente utilizada na avaliação de sistemas de informação, análise de redes sociais acadêmicas, estudos de citação e outras áreas relacionadas à gestão e organização da informação.
Webometria
A webometria se dedica a estudar a web como uma fonte de informação científica, analisando a presença e a visibilidade do conteúdo acadêmico na internet, incluindo sites, repositórios, redes sociais acadêmicas, entre outras plataformas online. Ela utiliza métodos e técnicas para medir o impacto e a influência da informação científica na web, bem como para avaliar a visibilidade e a reputação de pesquisadores, instituições e áreas de conhecimento.
Google Scholar
Dentro da webometria, uma das ferramentas mais amplamente utilizadas é o Google Scholar, uma plataforma de busca acadêmica que indexa uma ampla gama de documentos científicos, incluindo artigos de revistas, teses, dissertações, livros e trabalhos de conferências. O Google Scholar oferece um mecanismo que facilita o acesso e a busca por informações científicas, permitindo que os pesquisadores encontrem rapidamente artigos relevantes em suas áreas de interesse.
Como parte da webometria, o Google Scholar fornece métricas como o número de citações recebidas por um determinado artigo, o índice h do autor e o número de vezes que um artigo foi acessado e baixado. Essas métricas podem ser úteis para avaliar a influência e a relevância de um trabalho acadêmico, bem como para acompanhar o impacto da pesquisa ao longo do tempo.
O Google Scholar também oferece recursos adicionais, como perfis de autor, que permitem aos pesquisadores criar uma página pessoal que lista suas publicações e citações. Esses perfis podem ajudar os pesquisadores a aumentar sua visibilidade na comunidade acadêmica e a acompanhar o impacto de seu trabalho ao longo do tempo.
Google index H
O Google index H é uma métrica bibliométrica utilizada dentro do Google Scholar que mede a produtividade e o impacto de um pesquisador. Ele foi proposto como uma forma de avaliar a relevância e o impacto das publicações de um autor. Para consultar o índice h no Google Acadêmico, siga os passos abaixo:
- Acesse o Google Acadêmico;
- Digite o nome do autor na caixa de busca;
- Clique em “Perfis de usuário para [nome do autor]”;
- Selecione o nome do autor para obter informações sobre as citações e o índice H.
Altimetria
A altimetria, também conhecida como métricas alternativas, é uma abordagem complementar à avaliação tradicional da produção científica, que se concentra no uso de métricas online para medir o impacto e a visibilidade de pesquisas acadêmicas, e para a avaliação de artigos publicados em periódicos.
Diferente das métricas tradicionais, como o fator de impacto e o número de citações, a altimetria considera uma variedade de indicadores online, como menções em redes sociais, downloads, visualizações, compartilhamentos e comentários, para avaliar a relevância e o alcance de um trabalho científico. A altimetria oferece uma perspectiva mais abrangente e atualizada do impacto da pesquisa, refletindo o envolvimento e o interesse do público em relação aos resultados científicos.
Stela Experta©-PG: uma ferramenta completa para monitorar a produção científica dos docentes dos seus programas de pós-graduação
A Stela Experta©-PG é uma ferramenta abrangente, projetada para auxiliar na gestão e monitoramento da produção científica dos docentes nos programas de pós-graduação. Esta plataforma oferece uma ampla gama de recursos e funcionalidades para acompanhar e avaliar o desempenho acadêmico dos professores, fornecendo dados para aprimorar a qualidade da pesquisa e da produção científica.
Com a Stela Experta©-PG, os coordenadores de programas de pós-graduação têm acesso a uma interface intuitiva e fácil de usar, que permite extrair e analisar dados relevantes sobre a produção científica dos docentes. A ferramenta oferece a capacidade de monitorar métricas importantes, como o número de publicações, colaborações acadêmicas e participação em eventos científicos.
Além disso, a Stela Experta©-PG oferece recursos de visualização de dados, que possibilita uma análise detalhada do desempenho acadêmico de cada professor, bem como, uma comparação com benchmarks nacionais.
Outro destaque da Stela Experta©-PG é a sua capacidade de gerar relatórios e dashboards, que fornecem uma visão abrangente do status da produção científica em um determinado programa de pós-graduação. Esses relatórios facilitam a comunicação e a tomada de decisões baseadas em dados.
💻 Plataforma Stela Experta©
Soluções para embasar a tomada de decisões estratégicas em ciência, tecnologia e inovação para as IES e ICTIs
Módulo Pesquisa: Solução para apoiar a gestão estratégica nas Instituições de Ensino Superior, integrando diversas fontes de informação nacionais e internacionais em CT&I, possibilitando que o gestor responda de forma ágil e assertiva a questões sobre a produção intelectual, projetos de P&D, perfil e expertises dos docentes, discentes e grupos de pesquisa da instituição, bem com sobre sua infraestrutura laboratorial.
Módulo Pós-Graduação: Solução para avaliar e acompanhar a performance dos PPGs da Instituições de Ensino Superior no decorrer das quadrienais, baseado em critérios utilizados pelas áreas de avaliação da Capes. A partir dos dados da Plataforma Sucupira, possibilita que o gestor realize benchmarkings entre os PPGs da IES e seus programas pares e identifique os docentes que estão acima/abaixo da média em cada indicador monitorado.