Pesquisa Científica e sua importância na comunidade acadêmica
O que seria do mundo se a humanidade não sentisse vontade de crescer, desenvolver e evoluir?
O desejo de aprimoramento e o impulso criativo são características que levam à inovação, ao aperfeiçoamento de regras e equipamentos, assim como a novas formas de fazer, e a estudos mais profundos do que acontece à nossa volta. Pode-se dizer, inclusive, que o anseio por evolução é inerente ao ser humano.
É assim que o mundo se movimenta e se desenvolve. Nessa trajetória, percebe-se ainda a necessidade de métodos que permitam um exame mais detalhado, que considerem diferentes aspectos em ambientes específicos, e que levem em conta fatores determinantes. É o universo científico.
O progresso científico, independente da área, permite a construção de uma sociedade com maior desenvolvimento e, consequentemente, melhor qualidade de vida. Dessa forma, fica claro que as pesquisas científicas buscam resultados por meio de novos conhecimentos, a correção de alguma prática ou o acréscimo de elementos a um estudo já existente.
Embora haja quem acredite que todas as pesquisas feitas no âmbito acadêmico possam ser consideradas científicas, é importante lembrar que elas devem se basear em procedimentos de caráter científico para a obtenção dos resultados. Além disso, ainda devem ser categorizadas em diferentes metodologias, de acordo com o objetivo, finalidade e estrutura.
Com o propósito de investigar questões e fazer novas descobertas que sejam úteis para a sociedade, baseadas em métodos científicos, a pesquisa científica ocupa um lugar importante na vida acadêmica dos discentes de um programa de pós-graduação, professores universitários e cientistas de diversas áreas. Isto porque, por meio delas, esses profissionais podem contribuir substancialmente na produção de conhecimento que sejam úteis na sociedade.
Conteúdo deste Post
Qual a importância da Pesquisa Científica?
A necessidade de uma pesquisa científica normalmente surge a partir de um problema ou de uma dúvida. Diante da importância em aperfeiçoar algo, o pesquisador aplica técnicas científicas e busca encontrar uma solução ou uma resposta que possa ser reproduzida para o benefício da sociedade. Assim, a pesquisa científica, além de incentivar a busca por conhecimento, possibilita a compreensão e a transformação da realidade social.
A pesquisa científica possibilita, também, a produção de artigos científicos, que no meio universitário, pode auxiliar desde o entendimento com mais profundidade de algum assunto – como a melhora no rendimento acadêmico de estudantes -, à conquista de bolsas de estudos, e até mesmo à promover uma melhor avaliação do Programa de Pós-Graduação que o autor faz parte, seja como docente ou discente.
Sendo assim, facilita o acesso em programas de iniciação científica e pós-graduação, dando a oportunidade para as empresas buscarem o candidato com mais inovação, que desenvolverá produtos e serviços diferenciados.
Dessa forma, a importância da pesquisa científica é indiscutível, pois além de melhorar a vida em sociedade, propulsiona o desenvolvimento da nação.
Tipos de Pesquisa Científica
Para facilitar o processo de execução de uma pesquisa científica, é importante definir sua classificação, ou seja, de que forma os dados serão coletados. Elas podem ser:
Pesquisa Quantitativa
Esse tipo de pesquisa conta com diversos integrantes e se baseia em dados numéricos para analisar a questão que se propõe. Ela busca, por meio de opiniões e dados, do maior número possível de participantes, os diagnósticos para uma análise sobre o foco nos estudos.
Pesquisa Qualitativa
Aqui, outros tipos de dados são avaliados. A pesquisa qualitativa considera que existe uma relação além dos números para encontrar uma solução para um estudo, e, ainda, contempla subjetividades e nuances que são quantificáveis por si só. Assim, o pesquisador aplica uma pesquisa descritiva e analisa os dados indutivamente.
Natureza da Pesquisa Científica
A pesquisa científica pode também ser classificada quanto à sua natureza:
Pesquisa Básica
É voltada ao estudo teórico-científico, ou seja, busca gerar novos conhecimentos e soluções sem o uso da prática. Por isso, costuma ser aplicada na compreensão de fenômenos e comportamentos sociais, com o objetivo de encontrar uma solução para as evidências apresentadas.
Pesquisa Aplicada
Também chamada de investigação aplicada, envolve o exercício prático da pesquisa científica. Estuda e levanta dados reais, à exemplo da pesquisa básica. A diferença é que ela busca atender a um objetivo específico e prático para as análises levantadas.
Objetivos da Pesquisa Científica
A terceira etapa da classificação de uma pesquisa é quanto aos seus objetivos, ou seja, descreve o tipo do resultado procurado a partir da identificação do problema.
Nessa fase, a pesquisa pode ser definida como:
Pesquisa Exploratória
A partir da construção de hipóteses assertivas, a pesquisa exploratória faz um levantamento de situações práticas relacionadas ao objeto do estudo. Assim, auxilia a esclarecer diversas questões.
Pesquisa Descritiva
Esse formato de pesquisa estabelece relações entre as variáveis do problema e o caracteriza, descrevendo de maneira imparcial e sem interferências a realidade do fenômeno que está sendo estudado.
Pesquisa Explicativa
É considerada a pesquisa que mais aprofunda a realidade do fenômeno estudado, uma vez que é a partir dela que os pesquisadores explicam a razão e o porquê de uma problemática, situação ou reação.
Após a definição dessas três etapas, chega o momento de determinar o método de pesquisa mais adequado para se chegar a um diagnóstico factual do trabalho científico. Essa talvez seja a etapa mais complexa de classificação.
Principais Métodos de pesquisa científica utilizados
Quanto aos procedimentos da pesquisa, os métodos são classificados em:
Pesquisa Experimental
Formato caracterizado pela indicação de variáveis capazes de manipular o objeto de estudo, a fim de observar os efeitos produzidos pelas influências no ambiente e ainda testar hipóteses do que está sendo pesquisado.
Pesquisa Bibliográfica
É feita a partir da investigação bibliográfica de ideologias, análises e comparações de diversos trabalhos acadêmicos publicados por especialistas sobre um determinado assunto ou problema.
Pesquisa Documental
Recorre a fontes diversificadas e sem tratamento analítico ou científico, podendo ser atual ou antigo, para a contextualização histórica, cultural, social ou econômica de uma situação. Nesse formato, são consideradas fontes de pesquisa em jornais, revistas, filmes, fotografias, tabelas estatísticas entre outras.
Pesquisa de Campo
Busca coletar dados a partir da opinião de pessoas de determinados perfis, ou não, e análises de aspectos presentes no contexto estudado. Pode ser somada às pesquisas bibliográficas e documentais, e tem a necessidade, obrigatoriamente, de recursos de outros formatos de pesquisa para sua execução, como a pesquisa-participante, com survey, ex-post-facto, entre outros.
Pesquisa ex-post-facto
Traduzida como “a partir do fato passado”, a modalidade busca investigar as relações, causas ou efeitos de um fenômeno ou problemática que já aconteceu.
Pesquisa de Levantamento
Normalmente é utilizada em estudos exploratórios e descritivos. É a coleta de dados feita por meio das informações ou opiniões de um grupo específico de pessoas (amostra) ou de uma população (censo).
Pesquisa com survey
Modelo útil nas pesquisas quantitativas, o survey coleta dados por meio de questionários, e tem como foco a investigação das opiniões de grupos de pessoas ligadas ao universo estudado. Seu objetivo é descrever a distribuição dos fenômenos que acontecem naturalmente em uma parte da população.
Estudo de caso
Formato que analisa profundamente um fenômeno, supostamente único, e explica, de forma detalhada, como e porque ele acontece, além de descrever os fatores que influenciam para que ele ocorra.
Pesquisa Participante
É aplicada a partir do envolvimento do pesquisador com a comunidade a ser avaliada, ou seja, é necessário que o pesquisador se infiltre e interaja nas comunidades para vivenciar a realidade local e fazer uma análise da situação estudada a partir disso.
Pesquisa Ação
Investigação que permite ao pesquisador intervir em uma problemática social. É necessário informar seu objetivo de forma a mobilizar, cooperativamente, os participantes da pesquisa, para que seja possível construir novas análises e, em alguns casos, mudar o sentido da pesquisa.
Pesquisa Etnográfica
Voltada para as pesquisas na área das ciências sociais, esse formato de pesquisa busca entender dos padrões comportamentais de determinada cultura. É um estudo de padrões das ações e reações rotineiras de um grupo a partir da vivência comunitária.
Pesquisa Etnometodológica
Busca compreender as ações do cotidiano, triviais ou eruditas, que um ou mais indivíduos realizam para dar sentido ao seu dia a dia, como se comunicar, tomar decisões e raciocinar.
Pesquisa de Laboratório
Permite que o pesquisador utilize instrumentos específicos em um ambiente próprio para testes e coleta de dados por meio da produção e reprodução de um fenômeno em condições controladas.
Outro ponto que o pesquisador precisa ter atenção, é quanto às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, que são as regras criadas para padronizar e garantir a qualidade dos trabalhos científicos. Além disso, algumas universidades também têm seus próprios requisitos.
Estando ciente dos passos para elaboração de uma pesquisa científica e da sua importância, tanto no meio acadêmico como para a sociedade, é o momento de observar e movimentar as ideias para escolher um tema que, além de motivar pessoalmente, possa trazer benefícios para a sociedade.
Mãos à obra!!
💻 Plataforma Stela Experta©
Soluções para embasar a tomada de decisões estratégicas em ciência, tecnologia e inovação para as IES e ICTIs
Módulo Pesquisa: Solução para apoiar a gestão estratégica nas Instituições de Ensino Superior, integrando diversas fontes de informação nacionais e internacionais em CT&I, possibilitando que o gestor responda de forma ágil e assertiva a questões sobre a produção intelectual, projetos de P&D, perfil e expertises dos docentes, discentes e grupos de pesquisa da instituição, bem com sobre sua infraestrutura laboratorial.
Módulo Pós-Graduação: Solução para avaliar e acompanhar a performance dos PPGs da Instituições de Ensino Superior no decorrer das quadrienais, baseado em critérios utilizados pelas áreas de avaliação da Capes. A partir dos dados da Plataforma Sucupira, possibilita que o gestor realize benchmarkings entre os PPGs da IES e seus programas pares e identifique os docentes que estão acima/abaixo da média em cada indicador monitorado.
Confira também:
➜ Quais são as competências necessárias para ser Coordenador de Programa de Pós-Graduação?
➜ Evasão no ensino superior: conheça as causas e medidas preventivas
➜ Avaliação dos docentes da IES: entenda a importância e como fazer
➜ Confira todos os detalhes sobre o FOPROP SUL 2023 – Univille