Case Unioeste
Cenário inicial
A Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) trabalhava de forma manual duas demandas importantes da IES. A primeira envolvia o processo de gestão da iniciação científica. A concorrência envolvendo as bolsas era feita através da pontuação do currículo Lattes dos professores. O comitê institucional do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) da Unioeste avaliava currículo por currículo e computava a distribuição dos artigos por estrato Qualis de cada docente.Todo esse processo era feito manualmente, o que exigia um grande tempo de análise e esforço dos avaliadores. O comitê trabalhava cerca de dois meses, desde a abertura do edital até o final do processo de avaliação.A segunda demanda envolvendo os currículos Lattes estava ligada à avaliação dos cursos de pós-graduação. Aos poucos foram surgindo solicitações para a abertura de novos programas de pós e a Unioeste precisava quantificar a produção de seus docentes. Novamente toda esta avaliação era feita individualmente de forma manual e depois tabulada em planilhas eletrônicas.
Com a solução Stela Experta©
No início de 2013 a Unioeste resolveu investir em uma solução que pudesse agilizar os processos de análise e gestão do PIBIC e dos cursos de pós-graduação. No caso da iniciação científica, a Universidade integrou seu sistema de avaliação de propostas com o serviço web de totalização de dados curriculares da plataforma Stela Experta©.Após essa integração a comissão de avaliação do PIBIC da Unioeste passou a receber automaticamente, no momento da análise da proposta, o total de produções de cada proponente, incluindo a estratificação dos artigos pelo Qualis e o total de pontos de cada professor, segundo as regras e pesos definidas para o edital. Essa totalização de dados é feita de forma automática e on-line, economizando muito tempo dos avaliadores e proponentes, e confere mais credibilidade e transparência a todo processo, tendo em vista que a possibilidade de erros de tabulação das informações foi mitigada com o fim do trabalho manual.Antes da integração com a plataforma Stela Experta©, os próprios professores apresentavam os totais de sua produção C&T e sua pontuação no momento da submissão da proposta e a comissão PIBIC analisava e pontuava manualmente os currículos dos proponentes. A soma apresentada pelos proponentes quase nunca coincidia com a conferida pelo comitê. Esse problema acabou com a adoção da Stela Experta©, uma vez que as totalizações das produções e cálculo da pontuação passaram a ser realizadas automaticamente pelo sistema.A Stela Experta© também facilitou bastante o processo de análise e gestão dos cursos de pós-graduação. A Unioeste utiliza a ferramenta para prospectar os docentes que têm uma boa produtividade científica e que poderiam almejar abrir um novo curso de pós-graduação. Também dá subsídios para que um determinado grupo docente que pretende submeter uma APCN possa conhecer de forma detalhada qual é a produção atual deste coletivo, já estratificada pelo Qualis Periódicos da área de avaliação correspondente.Com estes recursos a Unioeste consegue, de maneira muito mais fácil e ágil, identificar que propostas de pós-graduação atendem os requisitos para novos cursos ou para elevar o seu nível de avaliação na Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.Outra vantagem da implantação da Stela Experta© na Unioeste é que a instituição, que abriga cinco campi em diferentes cidades, agora tem muito mais facilidade para localizar especialistas em um determinado tema quando ela é demandada pelo mercado.
Benefícios da parceria com a Stela Experta©
Agilidade, credibilidade e transparência no processo de avaliação e seleção de bolsas PIBIC
Melhora no índice de aprovação de novos cursos de pós-graduação com envio de propostas mais completas para a Capes
Evolução no acompanhamento da produção docente e facilidade na hora de preencher os dados na plataforma Sucupira
Depoimento do cliente
Logo que implantamos a plataforma Stela Experta© com a ideia de conseguir uma pontuação automática a partir do currículos Lattes a solução funcionou muito bem. Até eu me assustei em como foi muito fácil, muito rápido e muito transparente a extração a partir dos dados da plataforma Lattes. Com o uso da Stela Experta© descobrimos outras potencialidades, como o apoio para o preenchimento correto dos currículos, o que fez com que os CVs Lattes dos nossos docentes ficassem cada vez melhor preenchidos. Também conseguimos projetar o conceito que a Capes dará para os nossos programas de pós-graduação, antecipando em quase um ano essa avaliação, o que ajuda muito no planejamento de cada curso.
PRÓ-REITOR DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - UNIOESTE SILVIO CESAR SAMPAIO
Materiais ricos gratuitos
Últimas postagens
Acompanhe o conteúdo que produzimos para você.
Inscreva-se para receber nossa newsletter
Receba conteúdos e novidades sobre as nossas soluções e sobre gestão em CT&I.
- +55 (48) 3239-2501
A partir do momento que implantamos a Stela Experta© utilizamos a plataforma para o processo de distribuição das bolsas de iniciação científica e para a demanda grande que tínhamos na gestão da pós-graduação nos nossos cinco campi. Passamos então a acompanhar em tempo real a produção dos nossos docentes e a dar respostas mais ágeis para as nossas demandas internas e externas. Ficou mais fácil para a pró-reitoria e para os próprios programas de pós-graduação avaliarem a produção científica. Tudo isso nos ajuda a ter um norte e ver as tendências que estão surgindo
ASSESSOR DA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - UNIOESTE LISDEFFERSON HAMANN ANDRADE