Como o preenchimento do Currículo Lattes pode ajudar na criação de Grupos de Pesquisa
Você entende a relevância do preenchimento do Currículo Lattes para a criação de grupos de pesquisa? Acesse o conteúdo e entenda a ligação
O Currículo Lattes foi lançado em 1999, inicialmente, como um sistema de informações voltado para a comunidade acadêmica e científica brasileira. Em seu desenvolvimento, o projeto teve como objetivo central criar uma plataforma que centralizasse e organizasse informações detalhadas sobre a produção científica e acadêmica de pesquisadores e profissionais da área de Ciência e Tecnologia no país.
Sua origem no Brasil foi uma iniciativa conjunta entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Inclusive, a mesma equipe do CNPq, que desenvolveu a plataforma Lattes, hoje coordena as operações da StelaTek, criando novas soluções para as IES gerenciarem melhor seus indicadores estratégicos.
O preenchimento do Currículo Lattes representa não apenas uma prática administrativa, mas também uma poderosa ferramenta para impulsionar colaborações e iniciativas de pesquisa.
Com a continuidade da leitura você entenderá o que é o Currículo Lattes, a importância de criá-los e mantê-los atualizados, e qual a ligação entre o preenchimento deste documento e a criação de grupos de pesquisa. Além disso, mostraremos como essas informações podem ser cruzadas de maneira eficaz com os dados dos currículos Lattes dos pesquisadores de uma IES utilizando a plataforma Stela Experta©, abrindo caminho para a possibilidade de fomentar a criação de novos e promissores grupos de pesquisa.
Acompanhe-nos para compreender essa sinergia entre o preenchimento do Currículo Lattes atualizado e o estímulo à pesquisa colaborativa em sua instituição.
Conteúdo deste Post
O que é e para que serve o Currículo Lattes?
O Currículo Lattes é uma plataforma brasileira desenvolvida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que tem como objetivo centralizar e disponibilizar informações detalhadas sobre a trajetória acadêmica e científica de pesquisadores, professores e profissionais ligados à área de Ciência e Tecnologia no Brasil. Lançado em 1999, o Currículo Lattes tornou-se uma ferramenta fundamental para a gestão da produção científica no país.
Principais características do Currículo Lattes
- Informações pessoais;
- Padronização de dados;
- Atualização contínua;
- Avaliação da produção científica;
- Visibilidade internacional;
- Integração com outras plataformas.
Finalidades e Usos do Currículo Lattes
- Avaliação acadêmica;
- Seleção e contratação;
- Planejamento de pesquisa;
- Disseminação de informações;
- Gestão de programas de pós-graduação.
Resumidamente, o Currículo Lattes desempenha um papel fundamental na organização, disseminação e avaliação da produção científica e acadêmica no Brasil, contribuindo para a transparência, eficiência e visibilidade da pesquisa e do ensino no país.
A importância de criar e manter atualizado o seu Currículo Lattes
Fazer o preenchimento do Currículo Lattes e mantê-lo sempre atualizado é de fundamental importância para profissionais e pesquisadores, especialmente na comunidade acadêmica e científica. Essa prática, além de atender a requisitos administrativos, também desempenha um papel estratégico nas seguintes áreas:
- Avaliação acadêmica e institucional;
- Transparência e visibilidade;
- Participação em editais e concursos;
- Colaborações e redes acadêmicas;
- Acompanhamento da carreira profissional;
- Avaliação de programas de pós-graduação;
- Participação em bancas examinadoras;
- Registro de atividades científicas e acadêmicas.
Para aprender como criar seu Currículo Lattes e mantê-lo atualizado acesse o nosso tutorial.
O que é um Grupo de Pesquisa CNPQ?
Os Grupos de Pesquisa CNPQ são iniciativas coordenadas pelo CNPq, e são liderados por um pesquisador sênior, denominado líder do grupo. Essas entidades reúnem pesquisadores de diversos níveis acadêmicos, incluindo professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação e, em alguns casos, de graduação. A diversidade de membros propicia uma abordagem abrangente dos temas de pesquisa.
Esses grupos são organizados de acordo com áreas específicas do conhecimento, abrangendo desde ciências exatas e da natureza, até ciências sociais e humanas. Cada grupo possui linhas de pesquisa definidas, representando os temas ou problemas específicos a serem abordados. Essas linhas orientam as atividades e os projetos desenvolvidos pelo grupo.
Os projetos são elementos fundamentais nos Grupos de Pesquisa CNPQ, envolvendo atividades que vão desde experimentos e estudos teóricos até análises de dados. Esses projetos contribuem significativamente para o avanço do conhecimento na área de atuação do grupo.
Um aspecto notável, é a colaboração e parceria que esses grupos estabelecem com outras instituições de pesquisa, universidades e centros acadêmicos. Essa prática promove a troca de conhecimentos e recursos, fortalecendo as atividades de pesquisa e ampliando o impacto dos resultados obtidos.
Os grupos são registrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) mantido pelo CNPq, centralizando informações sobre as atividades dessas entidades no país. Esses registros são essenciais para a avaliação periódica realizada pelo CNPq, considerando critérios como produção científica, formação de recursos humanos e colaboração com outras instituições.
Em suma, os Grupos de Pesquisa CNPQ desempenham um papel crucial no desenvolvimento da pesquisa científica no Brasil, fomentando a produção de conhecimento, a formação de pesquisadores e a interação entre diferentes instituições e profissionais dedicados à investigação científica.
Para complementar seu conhecimento sobre os grupos de pesquisa e as últimas atualizações do CNPq, sugerimos que leia nosso artigo “O CNPq informa a retomada do Censo do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP)”.
O que o preenchimento do Currículo Lattes tem a ver com a criação de grupos de pesquisa?
O preenchimento do Currículo Lattes é essencial para fortalecer e criar grupos de pesquisa no Brasil. A plataforma funciona como um registro abrangente das atividades acadêmicas e científicas dos pesquisadores. A relação entre o Currículo Lattes e os grupos de pesquisa envolve a identificação de pesquisadores e suas especialidades, facilitando a formação de grupos multidisciplinares.
Além disso, o Currículo Lattes contribui para o planejamento estratégico de linhas de pesquisa e para a avaliação de potenciais colaboradores. Sua integração com plataformas de avaliação e fomento agiliza processos e fornece uma base sólida para a pesquisa científica no país.
Observe em quais pontos existe a relação entre o preenchimento do Currículo Lattes e a criação de grupos de pesquisa, a partir das soluções que a plataforma entrega às IES:
- Identificação de pesquisadores e suas expertises;
- Planejamento estratégico de linhas de pesquisa;
- Avaliação de potenciais colaboradores;
- Registro e documentação das atividades;
- Facilitação de processos de seleção e inclusão;
- Integração com plataformas de avaliação e fomento.
Ou seja, o preenchimento adequado do Currículo Lattes, não apenas documenta as atividades individuais do pesquisador, mas também cria uma base sólida para a formação, avaliação e fortalecimento de grupos de pesquisa, contribuindo para o avanço consistente da pesquisa científica no Brasil e da criação de novos grupos.
Stela Experta© – Módulo Pesquisa: uma ferramenta para análise de dados do Diretório de Grupos de Pesquisa
Com a utilização da Plataforma Stela Experta©, os gestores têm a capacidade de analisar rapidamente, no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP), a situação atual dos grupos de pesquisa na Instituição de Ensino Superior (IES) .
Essa análise abrange a identificação dos grupos certificados, aqueles em fase de preenchimento. Além, disso, abrange também, os certificados que não foram atualizados nos últimos 12 meses pelos líderes, os grupos com certificação negada ou que aguardam certificação pelo dirigente institucional, bem como aqueles excluídos da base do DGP.
Essas informações são cruciais para o dirigente institucional, possibilitando a identificação de grupos importantes para a IES. A desatualização ou a demora no preenchimento do Currículo Lattes e dos dados pelos líderes pode resultar na exclusão desses grupos do próximo censo do DGP.
Com o auxílio da Stela Experta©, torna-se fácil visualizar os temas recorrentes de pesquisa, extrair os indicadores sobre o perfil desses grupos, e identificar os pesquisadores, docentes e discentes envolvidos. Essas análises podem ser conduzidas em grupos específicos ou em um conjunto de grupos de pesquisa.
Após o diagnóstico dos grupos de pesquisa existentes na IES, a próxima etapa do desafio consiste em identificar oportunidades para promover a criação de novos grupos de pesquisa com potencial impacto positivo para a instituição. Essa identificação está diretamente influenciada pela correta e constante atualização do Currículo Lattes pela comunidade acadêmica.
Quando os membros da IES se dedicam a preencher corretamente suas atividades de ensino e pesquisa, publicações técnico-científicas e projetos de P&D, a instituição ganha uma fonte valiosa de informações para embasar a tomada de decisões.
Com isso, o Módulo de Pesquisa da Plataforma Stela Experta©, possibilita a geração de mapas que destacam os termos mais frequentemente utilizados pelos indivíduos em suas produções científicas e projetos de P&D. Ao comparar as competências individuais com os mapas que apresentam as competências dos grupos de pesquisa da IES, é possível identificar áreas de conhecimento fortes que ainda não estão representadas em grupos de pesquisa na instituição.
Ao identificar essas temáticas e os profissionais da instituição que nelas atuam, os gestores têm a oportunidade de incentivar a criação de grupos de pesquisa, fomentando a pesquisa na IES. É importante ressaltar que encontrar oportunidades de fomento e cooperação, especialmente em projetos de P&D, é mais eficaz quando envolve grupos de pesquisado que indivíduos isolados da IES.
Portanto, chegamos ao final do conteúdo e agora você sabe a ligação íntima entre o preenchimento do Currículo Lattes e a criação de grupos de pesquisa. Conheça nossa plataforma e entenda como ela pode ser um diferencial competitivo e facilitador desses, e muitos outros processos de sua IES!
💻 Plataforma Stela Experta©
Soluções para embasar a tomada de decisões estratégicas em ciência, tecnologia e inovação para as IES e ICTIs
Módulo Pesquisa: Solução para apoiar a gestão estratégica nas Instituições de Ensino Superior, integrando diversas fontes de informação nacionais e internacionais em CT&I, possibilitando que o gestor responda de forma ágil e assertiva a questões sobre a produção intelectual, projetos de P&D, perfil e expertises dos docentes, discentes e grupos de pesquisa da instituição, bem com sobre sua infraestrutura laboratorial.
Módulo Pós-Graduação: Solução para avaliar e acompanhar a performance dos PPGs da Instituições de Ensino Superior no decorrer das quadrienais, baseado em critérios utilizados pelas áreas de avaliação da Capes. A partir dos dados da Plataforma Sucupira, possibilita que o gestor realize benchmarkings entre os PPGs da IES e seus programas pares e identifique os docentes que estão acima/abaixo da média em cada indicador monitorado.